domingo, 24 de fevereiro de 2013

Iron Maiden and Hillary Clinton


The World is a Stage (O Mundo é um Palco)

A banda britânica Iron Maiden tomou a frase acima ao pé da letra e já viajou por 53 países pisando em todos os continentes dessa esfera chamada Terra. Seus shows levam uma média de 30000 pessoas por apresentação e eles já estão nessa pegada desde 1976.

Veja o gráfico abaixo


Quais são os fatores que levam uma banda tão longeva a continuar fazendo apresentações tão sólidas e cativantes? Existem elementos de marketing e propaganda muito eficientes e que atraem públicos cada vez mais jovens aos shows. Podemos citar o monstro Eddie além de uma produção impecável que o Maiden expôs em seu documentário Behind the Beast (Tradução livre: Por trás da Besta).  http://www.youtube.com/watch?v=POhCsQWzvgk

Mas chega um momento na carreira de todo artista onde todas as luzes do mundo e todos os truques de marketing possíveis não são suficientes para sustentar o sucesso inicial. Aí entra a competência dos músicos. E no caso do Maiden, além de excelentes músicos, eles têm um comunicador incomparável chamado Bruce Dickinson.

 
Dickinson falou ao antropólogo Sam Dunn em seu documentário Metal: A headbanger’s journey (Tradução livre: Metal: a jornada de um fã de heavy metal) sobre uma noite bem sucedida. Veja o trecho de 1’55” a 5’00” do link http://www.youtube.com/watch?v=fzeMrBey06c . Nota-se que o Sr. Dickinson não só tem carisma suficiente para manter presa a atenção de mais de 30000 pessoas mas também usa técnicas muito conhecidas por pessoas como a secretária de estado dos EUA, Hillary Clinton. Uma delas é a de apontar para o meio da plateia, como se você conhecesse uma das pessoas, como se aquela pessoa fosse seu amigo, mas na verdade centenas de pessoas daquele lugar específico no meio da multidão terão a mesma impressão. E isso funciona.
 

A Sra. Clinton enquanto primeira dama do ex-presidente americano, o democrata Bill Clinton, mostrava-se uma mulher tímida e fadada a permanecer na sombra de seu adúltero marido até que decidiu concorrer a senadora pelo estado de Nova Iorque e depois pelas prévias do partido democrata, perdendo por uma pequena margem do excelente orador e atual presidente americano Barack Obama. Como Clinton se transformou em uma mulher que passa tanta confiança a seus ouvintes? A resposta é “coaching”. O termo “coaching” refere-se a treinamento. Nem todos nascem com as qualidades de um bom orador, mas todos podem desenvolver e aperfeiçoar técnicas necessárias para uma palestra. Algumas dessas técnicas incluem:

TALK ABOUT THEM – Estude sobre o lugar onde você está ou estará fazendo uma apresentação e conecte-se ao público falando sobre eles e sobre assuntos que são interessantes para eles. Evite falar sobre você a não ser que tenha algo a ver com o seu ouvinte.

HAPPY ENDING BEFORE THE END – Ainda no começo da sua palestra, fale que tudo ficará bem, ou que no final do show, todos sairão dali revigorados, felizes e satisfeitos. Isso deixa a plateia esperando por coisa boas.

THE INTENSE MOMENTUM – Para não criar falsas expectativas, você pode também falar de coisas não tão legais. Fale sobre dificuldades daquele lugar ou qualquer tipo de problema criando um clima de apreensão antes de apresentar soluções.

YOU WANT THEM TO WORK FOR YOU – Coloque as pessoas em seu projeto. Você pode ver Clinton e Dickinson fazendo isso o tempo todo quando eles dizem: “We need you!” ou “We are nothing without you!”. Tradução livre: Precisamos de você! ou Não somos nada sem vocês! Esse sentimento em inglês se chama “belonging”, ou seja, pertencimento. Você pertence àquele grupo.

EMOTION – Se a palestra permitir construa-a de forma a se criar uma rampa atingindo um clímax num certo ponto onde as pessoas possam se emocionar com as suas ideias, com os seus projetos ou até mesmo com a sua paixão sobre determinado assunto.

O que acontece com a plateia quando um orador sabe o que está fazendo? É exatamente o poder de ter a atenção de milhares pessoas em uma só noite na palma da mão que o Iron Maiden e seu extraordinário vocalista têm sobre o público. É o poder de um político de transmitir uma visão ou ideia sobre determinado assunto a fim de convencer o eleitor que aquilo é o melhor para ele.   

Espero que possam usar essas técnicas a fim de se tornarem melhores oradores, palestrantes, cantores ou figuras políticas.

Fiquem ligados para o próximo post onde falarei sobre o homem que desafiou Hitler e colocou fogo nos corações britânicos convencendo-os de lutar contra a ameaça Nazista. Estamos falando de Sir Winston Churchill.

Cheers!

Humberto Costa

www.facebook.com/humbertoaraujocosta

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