domingo, 17 de fevereiro de 2013

GREETINGS AND JOBS


GREETINGS AND WELCOME TO ANGLICOM!

Saudações e sejam bem vindos ao Anglicom.  

Anglicom tem como objetivo divulgar técnicas, dicas e artigos sobre como melhorar a comunicação, interpretar textos, falar em público, cantar e usufruir de várias outras maravilhas que o mundo da língua inglesa pode oferecer. Além disso, vou dividir com vocês experiências vividas em seis anos morando fora do Brasil, além dos meus últimos sete anos como professor de ESL/EFL ( English as a Second Language, Inglês como Segunda Língua/ English as a Foreign Language, Inglês como Língua Estrangeira), tradutor e recentemente como professor de ensino infantil onde faço introdução aos primeiros fundamentos do idioma, ensino fundamental II onde a apreciação da língua é feita de forma lúdica através da arte, da música e do cinema e no ensino médio onde há uma preparação sólida para concursos como o ENEM e vestibulares.

Nas três primeiras postagens, gostaria de fazer uma associação entre duas personalidades e uma banda que à primeira vista não têm nada em comum uma com a outra. Pelo menos nunca vi nada associado ao Sir Winston Churchill, à banda de Heavy Metal britânica, Iron Maiden e nem ao revolucionário mago da tecnologia e do design, Steve Jobs. O que um tem a ver com o outro?

A capacidade de transmitir uma informação de forma clara e convincente é o que faz de um discurso de recrutamento para uma guerra, de uma canção, ou de uma palestra sobre as maravilhas de um novo produto eletrônico um meio eficiente de fisgar a atenção de ouvintes e fazer com que eles acreditem veementemente naquelas informações. O resultado final desse processo é a venda de uma ideia.

Para isso, Jobs, Maiden (através de seu extraordinário vocalista, Bruce Dickinson) e Churchill canalizam suas performances e discursos, atingindo o ouvinte com uma arma poderosa – a convicção.

No post de hoje falaremos sobre o Sr. Jobs.

STEVE JOBS

Steve Jobs (24/02/1955-05/10/2011) foi talvez, o maior palestrante e apresentador que o mundo corporativo já viu.

O que ele tinha de diferente dos outros?

À frente da Apple, Steve via produtos idealizados desde o seu rascunho, passando por sua embalagem, até o grande momento da apresentação, onde jornalistas se acotovelavam com fãs radicais da marca esperando pelo ápice do processo industrial que e era a apresentação de um determinado novo produto ou aparelho. Eventos concorridos não só por ter produtos de design e qualidade surpreendentes, mas pelo magnetismo, paixão e convicção com que o Sr. Jobs os introduzia ao mundo, ávido por consumi-los.  

Podemos resumir as bem-sucedidas técnicas de apresentação de Jobs em alguns pontos principais:

·         KNOW THE SUBJECT – Saiba do que você está falando. Estude o máximo que puder sobre o assunto.

·         KEEP IT SIMPLE – Não tente ser um rock star nas suas primeiras tentativas. Comece com apresentações mais básicas e vá aperfeiçoando à medida que sua confiança cresce.

·         PRACTICE YOUR SPEECH – Pratique em casa a sua apresentação e imagine possíveis perguntas. Prepare-se para respondê-las com clareza e concisão.

·         ENTERTAIN – Se for possível, leve humor à sua palestra. Isso deixa as pessoas menos hostis e mais abertas a novas ideias.

·         INSPIRE – Como? Com convicção. Antes de convencer alguém de algo, se convença daquilo. Aí está o segredo de grandes speakers.

Deborah Meaden é uma famosa mentora de palestrantes britânica e diz: "Find the thing that you are passionate about. Automatically you'll deliver it with conviction. If you believe, they'll believe it". (Encontre algo sobre o qual você seja apaixonado. Automaticamente você vai falar sobre isso com convicção. SE VOCÊ ACREDITA, ELES IRÃO ACREDITAR.)

Para encerrar, assistam ao discurso de formatura de uma das melhores universidades do mundo feito por uma pessoa que nunca se graduou em nenhum curso superior. Vejam que existiu uma preparação meticulosa e estudo sobre a audiência. Inspirem-se e Inspirem.  



Obrigado por acessar Anglicom e fiquem ligados nos próximos posts. Falarei sobre o magnetismo que a banda Iron Maiden exerce sobre milhões de fãs ao redor do mundo e o poder da presença de palco tanto em performances artísticas quanto em palestras.

Cheers!

Humberto Costa

www.facebook.com/humbertoaraujocosta

Links:

Nenhum comentário:

Postar um comentário